bootstrap builder

Porto do Itaqui

DESCRITIVO


O monitoramento ambiental tem como objetivo acompanhar as interferências provocadas pelas atividades portuárias sobre a qualidade das águas e dos sedimentos do Porto de Itaqui preconizados em sua Licença de Operação nº. 001/2015 e nas Resoluções Conama nº. 357/2005 e 454/2012.
 
O monitoramento da qualidade da água tem como objetivo monitorar a qualidade das águas salinas, da área portuária de forma a possibilitar um acompanhamento e controle da utilização dessas águas. O programa se baseia nos resultados obtidos nas análises dessas águas e estabelece os pontos de monitoração, a frequência da coleta das amostras, as análises que serão realizadas com seus respectivos limites, definidos pelas normas específicas e vigentes, e as ações a serem tomadas em caso de ocorrência de resultados que não atendam às mesmas.
 
O monitoramento da qualidade de sedimentos tem como objetivo analisar a caracterização física e química, granulométricas, nutrientes, carbonato, determinação dos metais, hidrocarbonetos, pesticidas. O detalhamento será de acordo com as fontes de poluição preexistentes na área do empreendimento e seguirá a legislação vigente prevista na Resolução Conama nº. 454/2012, ou seja, para sedimentos em águas salina-salobra em unidade de material seco.
 
O monitoramento da Biota Aquática (Fitoplâncton, Zooplâncton, Ictioplâncton, Ictiofauna e macrobentônica) tem como objetivo acompanhar a evolução temporal e espacial dos componentes bióticos do sistema estuarino, na área de influência do Porto de Itaqui, gerando dados em séries temporais capazes de resultar em análises da qualidade ambiental (índices de qualidade e de integridade ambiental).
 
O programa de monitoramento das espécies exóticas invasoras, tem como objetivo descrever as comunidades de espécies exóticas invasoras identificadas no ambiente aquático do Porto de Itaqui, bem como detectar seus táxons genéricos e infra genéricos, de modo a avaliar o risco de introdução destas espécies na área de estudo.

Empresa Maranhense de Administração Portuária-EMAP | Porto do Itaqui | São Luís | Maranhão | Brasil AUTORIDADE PORTUÁRIA Av. dos Portugueses s/no | CEP 65085-370 | Tel.: +55 (98) 3216-6531| 3216-6533 | Fax: 3216-6028 csl@emap.ma.gov.br | emap.ma.gov.br